sábado, 18 de fevereiro de 2012

Jogo Cooperativo - DOMINÓ COOPERATIVO


Edição 
9/10 de Abril / Maio de 2002 da Revista Jogos Cooperativos, pág. 20
Objetivo do jogo:
Construir uma trilha de dominós (com as peças em pé), com variados graus de dificuldade, incluindo retas, curvas e bifurcações, de forma a atingir um determinado alvo e derrubá-lo (copos de plástico empilhados, por exemplo).
Propósito:
Desenvolver o espírito de organização e interação de uma equipe, de forma a produzir desde o projeto do caminho que será construído, até a programação das etapas do trabalho. Serão desenvolvidos as seguintes competências:
-Comunicação
-Liderança
-Planejamento
-Criatividade
-Julgamento
-Espírito crítico
-Visão do todo 
Recursos:
Vinte jogos de dominó no mínimo (560 peças) para um grupo de vinte pessoas. Quanto mais peças melhor.
Vinte copos descartáveis de plástico. 
Local espaçoso (2m
 por participantes), fechado, com piso liso (sem carpete), sem correntes de vento.
Número de participantes:
Este jogo pode ser aplicado com um mínimo de duas pessoas até quantas se conseguir colocar no local, acrescentando um jogo de dominó (28 peças) por participante.
Duração:
Depende do objetivo que se pretende trabalhar com o jogo, este pode durar de uma hora a quatro horas.
Descrição:
Colocar no centro da sala os jogos de dominó e propor ao grupo que partindo de um ponto A em uma extremidade da sala, atinjam um ponto B na extremidade oposta, utilizando exclusivamente as peças de dominó, que deverão ser colocadas em posição vertical, uma seguida outra, de forma que quando uma primeira peça for derrubada, provoque um processo em cadeia, onde as peças vão sendo derrubadas pelas anteriores, até que o alvo seja atingido.                                                    O facilitador, pode colocar vários copos de plástico no chão em pontos aleatórios, pedindo que a trilha passe por todos aqueles pontos. Pode-se pedir que o grupo produza um mínimo de 5 bifurcações, durante o trajeto.                                       É dado um tempo de 20 minutos para o planejamento preliminar e em seguida é iniciando o jogo. Sugerimos que se jogue em quatro tempos, sendo que cada tempo pode ser de 30 minutos a um hora. Entre um tempo e outro, as atividades do grupo são paralisadas, nenhuma peça pode ser movimentada e o grupo tem o tempo de 15 minutos para avaliar sua estratégia e seu desempenho, podendo efetuar reformulações para o próximo tempo.                                                                O último tempo é decisivo para o sucesso do trabalho do grupo.                           Findo o último tempo, e tudo preparado para ser disparada a reação em cadeia, reúne-se todo o grupo e pode-se que o grupo eleja a pessoa que terá a honra de iniciar o processo. O que se vive em seguida ao disparo, são momentos emocionantes, onde todo o grupo está torcendo para que tudo funcione a contento.                                                                                                  Finalizado o jogo, tendo o alvo sido derrubado ou não, reúne-se o grupo em um círculo para avaliar como foi o processo da construção.
Dicas:
O facilitador não deve de forma alguma interferir na estratégia do grupo, sugerindo caminhos ou dando dicas sobre a colocação das peças.                                       O facilitador deve acompanhar de perto o grupo e anotar frases ditas por seus integrantes, para que sejam utilizadas durante a avaliação do jogo. Elas são um poderoso agente de descontração, que podem ser utilizadas, por exemplo, no caso do objetivo não ter sido atingido e o grupo estiver frustrado, mostrando que o processo foi divertido.                                                                                  Deve ser ressaltado que nenhum outro recurso pode ser utilizado, além das peças de dominó.
Fonte:
Jogo recriado por Luciano Lannes e apresentado no capitulo: Gestão Participativa e Cooperação - Uma Ferramenta de Democratização da Relações Interpessoais no livro: Jogos Cooperativos nas Organizações, editado pelo SESC -2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário