sábado, 18 de fevereiro de 2012

Vivenciando os Jogos Cooperativos como uma prática re-educativa

por Mônica Teixeira
extraído da seção "Entendendo os Jogos" da edição 5 do ano I da Revista Jogos Cooperativos.

Quando comecei a trabalhar com Jogos Cooperativos, eles representavam, ferramentas interessantes que vinham compor meu trabalho como consultora e facilitadora de grupos, entrando como co-adjuvantes, no processo de aprendizagem. A medida em que trabalhava com esses jogos, percebia o que Guillermo Brown quer dizer com a frase: " esses jogos são muito mais que jogos!"
E assim, fui crescendo e me abrindo mais enquanto pessoa, percebendo que minhas crenças e valores mudavam ao mesmo tempo em que auxiliava pessoas a mudar paradigmas em meus treinamentos. É como diz Neyde Marques, "todos somos mestres aprendizes..." quem trabalha com grupos sabe o quanto aprendemos com eles. E no que se refere aos Jogos Cooperativos, eles realmente transformam. Segundo Fábio Brotto: "Podemos vivenciar os Jogos Cooperativos como uma prática re-educativa, capaz de transformar nosso Condicionamento Competitivo em Alternativas Cooperativas para realizar desafios, solucionar problemas e harmonizar os conflitos."
Nesse caminho, notei que quanto mais me envolvia com a Filosofia da Cooperação, melhor focalizava um jogo e consequentemente os resultados também melhoravam. Fábio Brotto frisa um aspecto importante em entrevista concedida em nossa primeira edição:
"... o sucesso de um treinamento está atrelado ao quanto o focalizador está envolvido com a proposta dos Jogos Cooperativos..."
Se o Jogo Cooperativo está sendo utilizado como ferramenta de transformação e quebra de paradigmas é importante que quem o focaliza, esteja sim, muito envolvido com esse valor.
Na verdade, as pessoas que vivem e utilizam os Jogos Cooperativos passam a ter uma nova visão de si e do mundo. Segundo Fábio Brotto, os Jogos Cooperativos propõe um exercício de ampliação da visão sobre a realidade da vida refletida no jogo. Percebendo os diferentes estilos do jogo-vida é possível escolher com consciência o estilo mais adequado para cada momento. Nós jogamos de acordo com nosso jeito de ver-e-viver cada situação.
O ser humano age de acordo com suas crenças e valores. Ele vai responder ao meio que o cerca baseado em seus programas e condicionamentos internos. Segundo Brotto, teriamos 3 formas de ver (perceber) as situações da vida e portanto 3 formas de viver (agir) em nossa vida.
Confira na tabela abaixo, três Jeitos de ver-e-viver
o jogo da vida

Brotto, 2001 - Jogos Cooperativos - O Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência - pg.61
Portanto, um Jogo Cooperativo pode proporcionar muito mais do que imaginamos na vida de alguém. Quem o vivencia pode ter novas atitudes, trilhar novos caminhos e até conquistar uma nova vida, assim foi comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário