sexta-feira, 22 de abril de 2011

O JOGO COOPERATIVO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O JOGO COOPERATIVO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS AULAS
DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida
Aluno de Doutorado da Universidade de Barcelona - UB
Professor da Universidade Federal do Ceará – UFC
Faculdade de Educação – FACED
Curso de Educação Física
Bolsista da CAPES - Brasil
Resumo
O artigo tem como proposta compartilhar referências teóricas e metodológicas sobre jogos cooperativos e resolução de conflitos nas aulas de educação física. Quando inserirmos o jogo cooperativo na aula de educação física estimulamos os alunos a regular os conflitos com práticas não violentas. As aulas de educação  física podem ser um território de inclusão de todos sem excluir ninguém, independente de sua raça, classe social, religião, habilidades motrizes e habilidades pessoais. No jogo cooperativo as metas do professor e dos alunos estarão centradas na união da soma de suas competências individuais na busca de resultados que tragam benefícios para o coletivo. O jogo cooperativo é uma proposta na qual jogamos juntos, resolvemos nossas dificuldades juntos, descobrimos como estamos no mundo, percebemos o presente e como podemos alcançar vôos para o futuro. Quando jogamos de forma cooperativa começamos a trilhar um caminho alternativo de brincar, de ensinar e de solucionar conflitos para viver em paz. Nossa idéia com este trabalho é de sensibilizar os educadores da possibilidade de resgatar, aprender e desenvolver com os alunos valores e atitudes cooperativas consigo  mesmo, com os outros e com o ambiente. Pensamos o jogo cooperativo como uma alternativa pedagógica inovadora e educativa para resolver os conflitos de forma não violenta.
Palavras chaves: educação física, resolução de conflitos e jogo cooperativo


http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/ojogocooperativonaresoluodeconflitosnasaulasdeeducaaofsica.pdf

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