domingo, 19 de fevereiro de 2012

Dinâmicas de Apresentação

13 Dinâmica: CONHECENDO MELHOR O GRUPO
- Participantes: 7 a 15 pessoas
- Tempo Estimado: 20 minutos
- Modalidade: Objetivos Individuais.
- Objetivo: Compreender os objetivos individuais e sua relação com o
grupo.
- Material: Lápis e papel para os integrantes.

- Observação: O horizonte do desejo pode ser aumentado, como por
exemplo, um sonho que se deseja realizar no decorrer da vida.
- Descrição: O coordenador pede aos integrantes que pensem nas
atividades que gostariam de fazer nos próximos dias ou semanas
(viagens, ir bem numa prova, atividades profissionais, familiares,
religiosas, etc.). Então, cada integrante deve iniciar um desenho que
represente o seu desejo na folha de ofício. Após trinta segundos o
coordenador pede para que todos parem e passem a folha para o vizinho
da direita, e assim sucessivamente a cada trinta segundos até que as
folhas voltem à origem. Então cada integrante descreve o que gostaria
de ter desenhado e o que realmente foi desenhado. Dentre as
conclusões a serem analisadas pelo coordenador pode-se citar:
* Importância de conhecermos bem nossos objetivos individuais e
coletivos;
* Importância de sabermos expressar ao grupo nossos desejos e nossas
dificuldades em alcançá-los;
* O interesse em sabermos quais os objetivos de cada participante do
grupo e de que maneira podemos ajudá-los;
* Citar a importância do trabalho em grupo para a resolução de
problemas;
• Outros


















12 Dinâmica: COMUNICAÇÃO GESTICULADA
- Participantes: 15 a 30 pessoas
- Tempo Estimado: 30 minutos
- Modalidade: Comunicação Gestual.
- Objetivo: Analisar o processo de comunicação gestual entre os
integrantes do grupo.
- Material: Aproximadamente vinte fichas com fotografias ou desenhos
para serem representados através de mímicas.
- Descrição: O coordenador auxiliado por outros integrantes deve
encenar através de mímicas (sem qualquer som) o que está representado
nas fichas, cada qual em um intervalo de aproximadamente um minuto.
Os demais integrantes devem procurar adivinhar o que foi
representado. Em seguida, deve-se comentar a importância da
comunicação nos trabalhos e atividades do cotidiano, bem como do
entrosamento dos integrantes do grupo para que juntos possam até
mesmo sem se comunicar entender o que os outros pensam ou desejam
fazer.

11 Dinâmica: COMPRIMIDO PARA A FÉ
Material a ser usado: Três copos com água. Três comprimidos
efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)
Utilidade pastoral: Nós, Templo do Espírito Santo. A graça de Deus na
vida do cristão.
1. Colocar três copos com água sobre a mesa.
2. Pegar três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.
3. Pedir para prestarem atenção e colocar o primeiro comprimido com a
embalagem ao lado do primeiro copo com água.
4. Colocar o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a
embalagem.
5. Por fim, retirar o terceiro comprimido da embalagem e colocá-lo
dentro do terceiro copo com água.
6. Pedir que os participantes digam o que observaram.


17 Dinâmica: Olá, como vai?
Público e Contexto: Grupos em nucleação, encontros, retiros, com pessoas que não se conhecem.

Objetivo: "quebrar o gelo"
Material: nenhum
Tempo: 1 hora (dependendo do número de pessoas é possível dividir em
grupos e cada grupo realizar a sua dinâmica)

Procedimento: Formar um círculo, com todos os participantes, pedir que cada
um e apresente e procure conversar alguns minutos com a pessoa a sua
esquerda e a sua direita. Pedir que todos mudem de posição aleatóriamente e
pedir que após a mudança novamente se apresentem e conversem um pouco e falem sobre as duas
pessoas com quem falaram antes. Depois cada membro fala em plenário, em no máximo 3 minutos,
se apresenta e fala sobre as 4 pessoas às quais se apresentou.


29 Dinâmica: - Quem sou eu?

Objetivo
Tornar os membros do grupo conhecidos rapidamente, num ambiente
relativamente pouco inibidor.

Passos
1- Cada um recebe uma folha com o título: "Quem sou eu?"
2- Durante 10 minutos cada um escreve cinco ítens em relação a si mesmo, que
facilitem o conhecimento.
3- A folha escrita será fixada na blusa dos participantes.

4- Os componentes do grupo circulam livremente e em silêncio pela sala, ao
som de uma música suave, enquanto lêem a respeito do outro e deixa que os
outros leiam o que escreveu a respeito de si.
5-Logo após reunir 2 a 3 colegas, com os quais gostariam de conversar para
se conhecerem melhor. Nesse momento é possível lançar perguntas que
ordinariamente não fariam.

Avaliação
1- Para que serviu o exercício?
2- Como nos sentimos?


Dinâmica: - Apresentação através de desenhos

Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos. Pode-se trabalhar em equipes.
Material: Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para
cada participante.
Desenvolvimento:
1.Distribuídos os materiais da dinâmica, o animador explica o exercício:
Cada qual terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta:
Quem sou eu?
Dispõem de 15 minutos para preparar a resposta.
2.Os participantes desenham sua resposta
3. A apresentação dos desenhos é feita em plenário ou nas respectivas
equipes. O grupo procura interpretar as resposta. Feita essa interpretação,
os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta.
4.Avaliação da Dinâmica:
- O que aprendemos com este exercício?

38 Dinâmica: - Conhecer pelas Figuras

1- Objetivo:
- Conhecer pelas figuras.
- Quebrar gelo

2- Passos:
- Espalhar pela sala vários recortes de jornais, revistas, folhinhas,
propagandas, etc (as figuras devem ser as mais variadas possível, com temas
bem diferentes, para dar maiores possibilidades de escolha aos
participantes).
- Os participantes passam diante das figuras, observando-as atentamente. Uma
música de fundo para favorecer o clima.
- Dar tempo suficiente para conhecer todas as figuras, o coordenador dá um
sinal e cada participante deverá apanhar a figura que mais lhe chamou a
atenção.
- Formar pequenos grupos e cada participante vai dizer para seu grupo por
que escolheu a figura.
- O grupo escolhe alguém para anotar a apresentação de cada um e expor em
plenário.
- Faz-se um plenário onde o representante de cada grupo apresenta as
anotações e a figura que representa o pensamento do grupo.
- O coordenador faz um comentário final, aproveitando tudo o que foi
apresentado e chamando a atenção para aquelas figuras que estão mais
relacionadas.

3.Avaliação:
- Como nos sentimos ??
- Que proveito tiramos dessa dinâmica ??


58 Dinâmica: - Boas Notícias

Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos
Material: uma folha de papel e lápis para cada pessoa.

Desenvolvimento:
1- O animador pode motivar o exercício da seguinte maneira: "Diariamente,
todos nós recebemos notícias, boas ou más. Algumas delas foram motivo de
grande alegria e por isso as guardamos com perfeita nitidez. Vamos hoje
recordar algumas dessas boas notícias ".

2- Logo após, explica como fazer o exercício: os participantes dispõem de 15
minutos para anotar na folha as três notícias mais felizes de sua vida.

3- As pessoas comentam suas notícias em plenário, a começar pelo animador,
seguido pelo vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até que todos o
façam. Em cada uma das vezes, os demais participantes podem dar seu parecer
e fazer perguntas.

66 PAINEL INTEGRADO

OBJETIVO : Trabalhar no "grupão" em equipes de forma prática, desenvolvendo a comunicação e
reflexão dispensando o plenário e a centralização do encontro numa só pessoa.
DESENVOLVIMENTO : Dividir o grupão em equipes da seguinte forma : Num grupo com 16
pessoas, poderá dividir em 4 equipes de 4 pessoas. Cada participante da equipe receberá uma letra: a,
b, c, d As equipes receberão o tema a ser debatido e perguntas propostas. Após terem refletido sobre o
tema serão formadas novas equipes. Os que tiverem a letra "a" formarão uma nova equipe. O mesmo
acontecerá com os que tiverem a letra b, c, d. Agora todos partilharão o que foi debatido nas equipes
anteriores. No final da dinâmica todos os participantes deverão ter tomado conhecimento de todas as
reflexões feitas.

78. Dinâmica da Embolação

Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a
capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.

Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.
O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a
mão esquerda.
Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros
olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao
sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo "bem apertadinhos". Então,
pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as
respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).
Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular,
passar por baixo, girar e saltar.

O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta.

Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador
parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!

Obs: Pode ser feito também na água.

80. Dinâmica do Nome

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia
em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.

Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio
lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer
o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que
todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o
nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com
grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo
acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

81. Dinâmica do "Escravos de Jó"

Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o
objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.

Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser :

Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)

1º MODO NORMAL:

Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA
DIREITA);
os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA
DIREITA);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar
(APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA
DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA),
zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).

2º MODO:
Faz a mesma seqüência acima só para a esquerda

3º MODO:
Faz a mesma seqüência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.

4º MODO:
Faz a mesma seqüência acima em pé executando com um pé.

5º MODO:
Faz a mesma seqüência acima com dois toquinhos, um para cada lado.

83. Dinâmica da "Sensibilidade"

Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro vira
para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem, estudá-las.
Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal,
o Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda
com os olhos fechados, (proibido abrí-los), vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu
a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão
correta deve dizer _Esta! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta
novamente.

Obs: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos, etc.
Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.


85. Dinâmica do "Rolo de Barbante"

Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo
grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para
alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira,
que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o
porquê! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia"
grande.

Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos
como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e
desejar feliz festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da Dinâmica do Presente

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