sábado, 18 de fevereiro de 2012

Jogo Cooperativo - JOGO DA BÚSSOLA


Edição 2 II de Outubro/Novembro de 2002 da Revista Jogos Cooperativos, pág. 23
Jogo enviado por Djalma Aparecido Moraes da Silva
Objetivo:Um grupo de pessoas vendadas tem que localizar os pontos cardeais marcados em um determinado ambiente.
Propósito:Através da Cooperação, da comunicação verbal e do toque, fazer com que o grupo busque a orientação espacial como referência para encontrar os pontos cardeais.
Material:Local espaçoso, fitas adesivas coloridas, vendas para os olhos, pincel atômico, espuma, lixas, TNT e tecido emborrachado, cartolina ou folhas de flip chart.
Número de participantes:Mínimo de 05 e máximo de N
Descrição:Em um local espaçoso dispor o grupo em plena forma de círculo co centro do ambiente. Pedir para que todos observem o local em todos os detalhes sem sair do círculo. Em seguida pedir para que se dispersem e façam o reconhecimento visual e táctil do local, onde já estarão disponibilizados os 4 pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste) feitos com letras recortadas nos materiais descritos acima (espuma, TNT, emborrachado...) no chão estarão colocadas fitas adesivas indicando a direção de cada ponto.
Após o reconhecimento, o grupo será vendado e será pedido para que eles circulem pelo ambiente sem se preocupar em encontrar os pontos durante 1 a 2 minutos. Passado esse tempo, reúne-se o grupo no centro novamente, com a ajuda dos focalizadores, tomando-se cuidado para muda-lo da posição em quase encontravam. Inicia-se atividade, pedindo que o grupo se subdivida e encontre os pontos cardeais, á cada ponto encontrado o grupo deverá gritar o nome do ponto em que está.
Após terem encontrados todos os pontos, reúnem-se todos para o CAV.
Dicas:Durante a movimentação, os focalizadores vão anotando na cartolina ou flip chart o número de pessoas que encontraram o ponto inicialmente, ou se o grupo foi homogêneo ao chegar ao objetivo.
No CAV, procure levantar as sensações obtidos e como foram trabalhados.
Jogo enviado por:
Djalma Aparecido Moraes da Silva
Contato: (13) 3462-5729
e-mail: revista@jogoscooperativos.com.br


Fonte: http://www.jogoscooperativos.com.br/jogos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário