sábado, 18 de fevereiro de 2012

Jogo Cooperativo - Volençol

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprender novas formas de jogar voleibol, com possibilidades de modificar regras convencionais. Coordenar diferentes movimentos com o corpo, interagindo com os materiais, com o seu corpo e com o corpo do colega. Deslocar-se no espaço da quadra de diferentes formas: pra frente, pra trás, para o lado, em diagonal; valorizando o trabalho em equipe.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Estratégias e recursos da aula
Professor(a), antes desta aula peça para que os alunos venham com uma segunda peça de roupa que possa molhar. Esta é uma aula que demanda tempo maior para a organização antes do início das atividades (encher os balões) e para as trocas de roupas (aproximadamente 20 min.)

Atividade 1: Volençol
Recursos:

• Bola de Vôlei;
• 4 Lençóis (2 metros quadrados cada).
Duração: Aproximadamente de 25 minutos
Descrição: Como proposta inicial, faça uma roda e proponha a primeira atividade. Divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada quarteto terá em mãos um lençol e ocupará um espaço determinado na quadra. Como especificado no desenho abaixo:
Ao iniciar o jogo, a bola terá que passar pelos grupos de lençol em lençol, sem cair no chão. A bola terá que passar pelos dois lençóis da equipe antes de ser arremessada à outra equipe. Professor(a), caso tenha equipes do lado de fora, faça revezamento para que todos possam participar.
Atividade 2: Volençol Molhado
Recursos: Balão (1 pacote)
Duração: aproximadamente 50 minutos
Descrição:
Peça para que cada equipe encha 5 balões. Mantendo as mesmas equipes e estrutura do jogo anterior, troque a bola de vôlei por um balão cheio de água. O jogo iniciará com um balão neutro. As equipes tiram a sorte e a equipe que perder iniciará o jogo com o balão. O objetivo principal do jogo é não deixar o balão cair e/ou estourar quando arremessado ao lençol e/ou à outra equipe. A equipe que deixar o balão cair terá que ceder um balão para a outra equipe que iniciará o jogo novamente. A equipe que terminar com um balão vence a partida.
Obs.: Professor(a), explore com os(as) alunos(as) os diferentes aspectos atitudinais que implicam em perdas e ganhos durante as atividades.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: As atividades podem ser realizadas em qualquer espaço que permita a marcação da quadra. Pode ser realizado em um campo gramado ou dentro da piscina. Neste caso, a mesma deverá não ser muito funda, permitindo os participantes levantarem as mãos. Substitua o lençol por um material que possa molhar, tal como pano de "TNT" ou pedaços de rede de volei, peteca, tênis, etc. 
Quanto ao Corpo do Colega: No lençol é possível que mais alunos, além dos que estão nas extremidades, o segurem.
Quanto ao Material: O(A) professor(a) pode utilizar lençóis de diferentes tamanhos. Caso o lençol seja de difícil acesso, panos de “TNT” são viáveis para a atividade. Bolas de outras modalidades esportivas podem ser utilizadas na atividade do volençol.




Avaliação
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades, faça as seguintes perguntas a si
mesmo: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema?; Há cooperação entre eles? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de jogar e pensar a respeito do jogo, das regras? Recriam os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem os jogos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Quais das atividades acharam mais interessantes? Como o corpo se comporta nas atividades? Peça sugestões para a aula posterior.
Professor(a), filmagens das atividades realizadas na aula possibilitam uma avaliação posterior pelos próprios alunos nos aspectos descritos acima.

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8054

3 comentários: