sábado, 18 de fevereiro de 2012

Jogo Cooperativo - LIMPAR O LAGO



Edição de Janeiro de 2002 da Revista Jogos Cooperativos, pág. 11

Criado por Carlos Velázquez Callado
Objetivo do Jogo:
Limpar um lago contaminado pelos detritos que o ser humano despeja nele.
Propósito:
Comunicação para encontrar uma estratégia coletiva orientada para a solução de um problema.                                                                                  Compreensão dos problemas do meio ambiente e sua inter-relação com a nossa vida.                                                                                                 Respeito com as decisões dos outros.                                                        Paciência para aceitar os erros e limitações pessoais dos companheiros.      Trabalho em equipe para superar um desafio comum.
Recursos:
Bolas. Aproximadamente uma para cada três jogadores. Material descartável variado: garrafas de plástico, latas, potes de tetra-brik, etc...                                      Fita adesiva para delimitar o espaço do lago.
Número de Participantes:
Mínimo de 16 e máximo de 100.
Duração:
Podemos estabelecer um limite de tempo para determinar se o grupo cumpriu ou não seu objetivo, ou podemos dizer que o jogo termina quando o grupo consiga limpar o lago. Em qualquer caso, o jogo não deveria durar mais de 30 minutos, incluindo a reflexão e a finalização da atividade.
Descrição: 
Com a fita adesiva, demarca-se um círculo no chão, cujo diâmetro dependerá do número de participantes, sua faixa etária e suas capacidades e habilidades. Dentro do círculo se colocam diferentes materiais descartáveis: latas, bacias de plástico, potes de iogurte, etc. Os participantes situam-se no exterior do círculo.                 O focalizador do jogo reparte as bolas disponíveis e explica ao grupo que se encontra em volta do lago que o mesmo foi contaminado pelo detritos que o ser humano jogou em seu interior. A contaminação está colocando em perigo a vida dos peixes, por isso o objetivo do grupo é limpar o lago no menor tempo possível. O problema é que não é possível entrar no lago, por isso a limpeza se fará arremessando as bolas contra os objetivos que flutuam no lago para tratar de leva-los até a margem.                      O jogo termina quando o grupo terminar de limpar o lago.
Dicas:
É interessante refletir sobre quais estratégias o grupo utilizou para chegar ao seu objetivo, que problemas surgiram e como foram solucionados, etc. Podemos falar também da contaminação do meio ambiente e a conseqüências para o ser humano e para a vida animal e vegetal.                                                                    Aumenta-se o desafio e a cooperação introduzindo a regra de que só é possível lançar contra os objetivos de lago uma bola que nos tenha sido passada por outro participante. Não se permite, portanto, lançar uma bola recolhida do chão.
Podemos aumentar ainda mais o desafio, e também a diversão, se os participantes jogarem em pares, unidos pelas mãos.
Carlos Velázquez Callado
e-mail: cvelazqu@roble.pntic.mec.es

Fonte: http://www.jogoscooperativos.com.br/jogos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário