sábado, 18 de fevereiro de 2012

Jogo Cooperativo - CAMPO MINADO



Edição de Março de 200da Revista Jogos Cooperativos, pág. 11

Objetivo do jogo:
Cruzar um campo minado, representando por uma matriz de linhas e colunas, cujas células podem conter uma "bombo". Caso a pessoa que faz a tentativa de travessia pise em uma célula que contêm uma mina explosiva, será informada pelo facilitador. O jogo termina quando o grupo descobre o caminho correto e todos conseguem atravessa.
Propósito:
Desenvolver o trabalho em equipe, a comunicação e a habilidade de planejar. O grupo somente alcançará o outro lado do campo minado, caso aprenda com as próprias experiências, e se estas experiências foram acumuladas, incorporadas e transmitidas para os integrantes do grupo no momento apropriado. Este jogo permite também vivenciar a diferença entre conhecer a saída do campo estando do lado de fora, e como a situação parece mudar completamente quando se está atravessando o campo, necessitando da ajuda dos outros integrantes do grupo. O sucesso do grupo depende do sucesso de cada pessoa, e o sucesso de cada pessoa, depende do apoio que cada um receber do grupo.
Recursos: 
Fita Crepe                                                                              Folha contendo o mapa do campo minado                                              Apito
Número de participantes:
Este jogo torna-se interessante quando exercitado a partir de 10 pessoas. Com grupos acima de 40 pessoas, pode se tornar um pouco demorado e causar desinteresse pela formação de sub-grupos.
Duração:
Com um grupo de cerca de 20 pessoas, não costuma demorar mais de trinta minutos.
Descrição:
O facilitador conduz o grupo para o local onde o chão foi antecipadamente demarcado com fita crepe. Todos os membros do grupo são convidados a ficar após uma linha que marca o início do campo minado.                                               São passadas as seguintes instruções ao grupo:                                          
 Vocês deverão atravessar este campo minado, uma pessoa de cada vez.                 Quando a pessoa que está na travessia pisar em uma mina. o facilitador irá soar o apito, que simboliza a explosão sa mina.                                                            A pessoa que "sofreu" a explosão, deverá voltar para junto do grupo e oportunamente tentar novamente a travessia.                                           Durante o jogo, o grupo não poderá falar, podendo entretanto emitir sons.              É permitindo andar uma célula de cada vez, e sempre para uma célula adjacente.     O grupo terá cinco minutos iniciais, quando poderão falar, para elaborar a estratégia a ser adotada durante a travessia.                                                                  O grupo terá quarenta minutos para efetuar a travessia de todos os integrantes. Um exemplo de caminho pode ser visto na tabela abaixo:
O caminho correto neste exemplo é dado pelas células:A1, B2.B3, C4 e B5.
Dicas:
O jogo deve ser conduzido em silêncio, podendo o grupo utilizar sinais físicos ou sonoros previamente combinados. Entretanto, é normal que as pessoas deixem escapar algumas palavras. Neste momento, o focalizador deve paralisar o jogo e relembrar a regra. Não é aconselhável instituir uma punição para o caso de pessoas que falem. Quando algumas pessoas insistirem em falar, o facilitador deve novamente paralisar o jogo e colocar a questão para o grupo, pedindo que eles resolvam a questão.
Fonte:
Jogo apresentado por Luciano Lannes no capítulo: Gestão Participativa e Cooperação - Uma Ferramenta de Democratização da Relações Interpessoais no livro: Jogos Cooperativos nas Organizações, editado pelo SESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário