sábado, 18 de fevereiro de 2012

Jogo Cooperativo - QUEIMADA MALUCA


Edição 
9/10 de Abril/Maio de 2002 da Revista Jogos Cooperativos, pág. 21

Criado por Carlos Eduardo Pereira Rodrigues.
Objetivo:
Queimar, não ser queimado e salvar seus colegas. As crianças terão oportunidades de jogar tentando manter o jogo vivo. Para isso poderão ou não manter os colegas jogando.
Objetivo do Professor:
Avaliar seus alunos quanto a participação, cooperação e competição. Avaliar quais atitudes individuais e coletivas estão acontecendo nas sua aulas.
Propósito:
Colocar os alunos frente a frente com a sensação de vencer ou colaborar. As crianças estarão avaliando seu desenvolvimento de acordo com o equilíbrio do jogo.
Recursos:
Uma bola de meia e giz.
Número de participantes:
Pode ser jogado com diferente números de crianças, sendo maior que 10 para maior motivação. Caso seja um grupo muito grande (40) pode-se usar 2 bolas.
Duração:
Dependerá do interesse do grupo e da avaliação do professor. Normalmente 20 a 30 minutos.
Descrição:
Todas as crianças deverão ficar em um espaço suficientemente grande para que todos possam correr e se deslocar sem grandes riscos de choque.                       Elas receberão um pedaço de giz e anotarão no chão ou na parede, seu nome a letra Q (queimei), a letra M (morri) e a letra S (salvei).                                               O professor joga a bola de meia para o alto e está dado o início. Pode-se colocar uma música para acompanhar o jogo. A criança que pegar a bolas, poderá no máximo dar 3 passos para arremessar a bola nos colegas. Caso ela queime alguém este deverá marcar o que houve e depois ficará sentado no lugar. A criança que atirou também deverá marcar que conseguiu queimar o colega.                                    Para salvar bastará que a criança deixe de JOGAR NO OUTRO e passe para quem estiver sentado (JOGAR PARA O OUTRO).Está então poderá levantar e continuar jogando. Todos os acontecimentos deverão ser anotados para futura análise e discussão em grupo.

Dicas:
Este jogo é muito bom para que o professor possa avaliar o comportamento real de seu aluno. É possível detectar crianças mais cooperativas (salvam mais), mais competitivas (salvam menos), crianças que fazem parcerias, e trazendo com isso a oportunidade de fazê-los VER.                                                                         É necessário que o professor proporcione o momento de debate, com tranqüilidade, para ouvir os comentários e fazer as possíveis colocações.                                   O professor poderá fazer o jogo sem a marcação e depois colocá-la para eles possam avaliar.                                                                                                       É importante colocar que existem diferentes crianças jogando e elas têm a liberdade de serem verdadeiras. Não podemos impor as atitudes e sim mostrar os diversos caminhos que elas podem seguir. 

Carlos Eduardo Pereira Rodrigues
Professor de Educação Física
Bebedouro - SP (Carlão-Bebedouro)
e-mail:carre@ipco.com.br ou carre@coopercitrus.com.br

Fonte: http://www.jogoscooperativos.com.br/jogos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário