sábado, 18 de fevereiro de 2012

Jogos Cooperativos - Tipos e Categorias de Jogos II

por Mônica Teixeira
extraído da seção "Entendendo os Jogos" da edição 3 do ano I da Revista Jogos Cooperativos.

Na edição número 2 tratamos dos Tipos e Categorias de Jogos na concepção de Terry Orlick. Nesta edição abordaremos a visão de David Earl Plats1 sobre o tema, a partir de material sistematizado por Magda Villa e Paula Falcão, Consultoras Organizacionais e Focalizadoras do curso de Transformação de Focalizadores no II Festival de Jogos Cooperativos, que inclusive fornecem dicas preciosas para o focalizador, em cada uma das categorias.
David Earl Plats, classifica os Jogos Cooperativos quanto a sua finalidade como instrumento de aprendizagem, integração e visão sistêmica. Sendo assim teríamos os Jogos de Quebra-gelo e Integração, os Jogos de Toque e Confiança, os Jogos de Criatividade, Sintonia e Meditação e os Jogos de Fechamento.Vamos à eles:
Jogos de Quebra-gelo e Integração: São jogos de abertura, nomes, ação, folia, musicais e com dança. São jogos curtos e com altas doses de ação e gasto de energia. Servem para unir o grupo desde o início da sessão, ajudando os participantes a memorizar o nome de cada um, começar um contato e se descontraírem. Os jogadores se soltam, aquecem, descarregam as tensões físicas e superam reservas pessoais. Devem ser usados nas primeiras fases de desenvolvimento do grupo, no início de cada reunião, após intervalos e todas as vezes que o focalizador sentir que a energia e motivação da equipe estão diminuindo.
Dicas para o focalizador:
*Torne pessoal, mantenha pessoal, seja pessoal.
*Crie um espaço seguro e convide as pessoas para ele.
*Modele – mostre o que você espera da equipe.
*Quando trabalhar com co-focalizador, combine antes quem faz o que – divida as tarefas igualmente.
*Respeite a estrutura das pessoas.
*Evite negociar o que não for negociável.
*Seja mais generalista do que detalhista.
*Seja flexível e mostre aos participantes que existe a possibilidade de mudança.
*Mostre que percebeu os distúrbios.
Jogos de Toque e Confiança: Depois que o gelo foi quebrado, o objetivo do treinamento ou vivência pode começar a ser gradualmente trabalhado. Estes jogos ajudam os participantes a observar como lidam com a confiança em suas vidas. Conforme as pessoas forem se abrindo podemos passar aos exercícios de toque. Os jogos de toque e confiança devem ser utilizados com bastante cuidado, o focalizador deve estar atento ao momento do grupo e às reações de cada participante, assegurando-se de que o momento é este, pois eles podem disparar processos psicológicos internos.
Dicas para o focalizador:
*Seja sensível aos seus próprios processos psicológicos.
*Segure o foco sutilmente – seja direto e facilite.
*Seja sensível a processos psicológicos inconscientes tanto seus quanto dos participantes.
*Encoraje e dê suporte a responsabilidade interna do grupo – faça com que eles sejam menos dependentes dos focalizadores.
*Dê mais de si mesmo.
*Esteja preparado para flexibilizar seus planos e para mudanças espontâneas.
*Evite reagir ao grupo – nesta fase você pode estar sendo
testado.
*Mantenha o foco no assunto do trabalho.
*Evite guiar os participantes e dar soluções prontas.
Jogos de Criatividade, Sintonia e Meditação: São jogos que estimulam a expressão da imaginação, intuição e criatividade. Nestes jogos os participantes podem se autoperceber e mostrar abertamente aos outros o que descobriram acerca de si mesmos e do grupo. Os participantes também fazem contato com seu próprio interior e com o grupo, percebendo o "maior" em todos os níveis. Neste momento o grupo já está completamente integrado, traballhando junto e com plenas condições de aprofundar e introjetar o que foi visto até agora.
Dicas para o focalizador:
*Encoraje os participantes a serem positivos e procurarem soluções.
*Dê ferramentas que eles possam usar e levar para casa.
*Reforce o suporte do grupo.
*Trabalhe com perdão, amor e transpessoalidade.
*Evite dar falsas esperanças.
*Mantenha o foco original, evitando começar a trabalhar um novo assunto agora.
Jogos de Fechamento: Estes jogos servem para dar às pessoas a chance de se posicionarem em relação ao grupo e a si mesmas, transferindo o que fizeram no treinamento ou vivência para o seu dia-a-dia.
Dicas para o focalizador:
*Assegure-se de que o assunto está realmente fechado e que os participantes têm consciência de que o treinamento ou a vivência terminou.
*Evite continuar com assuntos anteriores.
*Ponha os pés do grupo no chão, tenha certeza de que eles estão preparados para ir embora.
*Termine sempre com uma nota positiva.
*Se o treinamento ou vivência disparou algo em um dos participantes que ainda não pode ser trabalhado ou concluído, feche com os outros participantes e a seguir trabalhe com o remanescente até encerrar o assunto.
Para saber mais:
1Autodescoberta Divertida - Uma abordagem da Fundação Findhorn para desenvolver auto confiança nos grupos - David Earl Paltts, Ph.D. - Editora Triom – 1997
Livro com 70 jogos divididos nas categorias apresentadas.

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